Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 06 de maio de 2020
OBS.: copiar e responder as atividades
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 06 de maio de 2020
OBS.: copiar e responder as atividades
ATIVIDADES
SOBRE DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
1- Observe:
Ele
disse:
--- Estou triste por sua causa.
Ou
--- Estou triste por sua causa --- disse ele.
Escreva uma segunda possibilidade para o discurso direto.
a)
Ela me perguntou: ---Por quê?
b) Alguém lhe sugeriu: --- Seja honesto com
Teresa.
c)
Ele decidiu: --- Agora, chega.
d) Teresa me perguntou: --- O que foi que você
disse?
2 – Diga se há
discurso direto ou indireto no período abaixo.
“Você tem razão, garota, eu não presto mesmo.
Não mereço você”, Falei baixinho.
3– Transcreva os discursos diretos em
indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.
a)Perguntei
a ela:
--- Você é irmã de Marina?
b) Minha filha argumentou:
---
Já tenho idade suficiente para sair sozinha.
c) O professor sugeriu:
---
Vocês deveriam ler Machado de Assis.
d) Benedita me pediu:
---
Traga-me uma vassoura nova.
e) Elisabete ponderou:
---
É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.
PARA RELEMBRAR...
QUANDO A FALA É DIRETA QUANDO A FALA É “CONTADA”
INDIRETA (CONTAR O QUE FOI FALADO)
Comentários
Postar um comentário