Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 06 de maio de 2020


OBS.: copiar e responder as atividades


ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

1- Observe:
Ele disse:
 --- Estou triste por sua causa.
                              Ou
  --- Estou triste por sua causa --- disse ele.

 Escreva uma segunda possibilidade para o discurso direto.

a) Ela me perguntou: ---Por quê?

b)  Alguém lhe sugeriu: --- Seja honesto com Teresa.

c)  Ele decidiu: --- Agora, chega.

d)   Teresa me perguntou: --- O que foi que você disse?

2 – Diga se há discurso direto ou indireto no período abaixo.
  “Você tem razão, garota, eu não presto mesmo. Não mereço você”, Falei baixinho.
     
3– Transcreva os discursos diretos em indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.

a)Perguntei a ela:
 --- Você é irmã de Marina?

b)   Minha filha argumentou:
--- Já tenho idade suficiente para sair sozinha.

c)   O professor sugeriu:
--- Vocês deveriam ler Machado de Assis.

d)   Benedita me pediu:
--- Traga-me uma vassoura nova.

e)   Elisabete ponderou:
--- É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.

PARA RELEMBRAR...

QUANDO A FALA É DIRETA                                        QUANDO A FALA É “CONTADA”
                                                                                         INDIRETA (CONTAR O QUE FOI FALADO)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020