Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 8º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene Alves Silva
Trindade, 06 de maio de 2020


Ø  Copie o texto e leia com atenção.
Ø  Em seguida copie e responda as atividades em seu caderno.

Texto: A função da arte

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
__ Me ajuda a olhar!
(Roxo, Maria do Rosário e Vitória Wilson. Entre textos. V. 4, Editora Moderna.)  

01- (D11) O menino ficou tremendo, gaguejando por que
(A) a viagem foi longa.
(B) as dunas eram muito altas.
(C) o mar era imenso e belo.
(D) o pai não o ajudou a ver o mar.

Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado.

02. (D2) O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
(A) ao médico do Milan.
(B) a Cafu.
(C) ao doutor José Luiz Runco.
(D) ao volante Edu.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020