Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 8º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene Alves Silva
Trindade, 06 de maio de 2020
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene Alves Silva
Trindade, 06 de maio de 2020
Ø Copie o texto e leia com atenção.
Ø Em seguida copie e responda as
atividades em seu caderno.
Texto:
A função da arte
Diego não conhecia o mar.
O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.
Viajaram para o Sul.
Ele, o mar, estava do
outro lado das dunas altas, esperando.
Quando o menino e o pai
enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar
estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor,
que o menino ficou mudo de beleza.
E quando finalmente
conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
__ Me ajuda a olhar!
(Roxo, Maria do Rosário e
Vitória Wilson. Entre textos. V. 4, Editora Moderna.)
01-
(D11) O menino ficou tremendo, gaguejando por que
(A)
a viagem foi longa.
(B)
as dunas eram muito altas.
(C)
o mar era imenso e belo.
(D)
o pai não o ajudou a ver o mar.
Considere o seguinte trecho:
Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco,
da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem
operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram
problemas semelhantes no ano passado.
02.
(D2) O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se:
(A)
ao médico do Milan.
(B)
a Cafu.
(C)
ao doutor José Luiz Runco.
(D)
ao volante Edu.
Comentários
Postar um comentário