Língua Portuguesa - 7º ANO "A" - matutino – Professora Regilani - 22/04/20
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa
Professora: Regilani Alves
7º ano "A"- Matutino
7º ano "A"- Matutino
22/04/2020
Conteúdo: Tirinha
Habilidades:(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido
entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de
recursos linguísticos e semióticos.(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos
multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou
crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de
clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.(EF67LP13-A/B) Produzir,
revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção
dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e
visuais.(EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição,
reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a
colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas,
reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e
editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes,
acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
Vocês
lembram que em aulas anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um
texto curto e a principal característica é a presença
do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical
ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos
icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras
cinéticas, entre outros), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado. (RAMOS,
P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).
®
Vamos reler mais uma? Em seguida, responda às
atividades no seu caderno:
Disponível
em:<http://tiras-do-calvin.tumblr.com> Acesso em 25 de mar. de 2020.
1) O que acontece no primeiro quadrinho?
2) O que indica que o telefone está
tocando?
3)
No primeiro quadrinho, a palavra “RING” representa o
som do telefone, que também pode ser representado pela onomatopeia “TRIM”.
Assim, podemos definir onomatopeia como recurso que se utiliza de:
a)
( )palavras para
representar sons estrangeiros.
b)
( )repetição de
sons para criar efeito de sentido.
c)
( )uma palavra
especial para representar um som específico.
d)
( )palavras que
possuem som e escrita semelhantes, mas significados diferentes.
4) Você lembra-se de outras onomatopeias
em outras tirinhas? Escreva.
5) Quando a pessoa que telefona diz
“posso falar com seu pai, por favor?”, o que ela quer que o menino faça?
6) Como o menino, Calvin, entende o
pedido da pessoa que telefona?
7) Compare os balões das falas de Calvin
e a fala da pessoa que telefona. Quais são as diferenças nos balões?
8) Sobre os tipos de linguagem, é correto
afirmar
(A) (
) alinguagem verbal é aquela que não utiliza palavras.
(B) (
) as tirinhas apresentam apenas a linguagem não-verbal.
(C) (
)linguagem verbal é aquela que transmite mensagem através de palavras e
gestos.
(D) (
) símbolos, gestos e expressões faciais são exemplos de linguagem
não-verbal.
Mãos na massa!!!
Agora é sua vez! Crie a sua própria
tirinha. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o
que eles falarão; a história deve ser bem criativa.
Dicas:
§ Primeiramente, crie uma história com
começo, meio e fim;
§ Crie seus personagens: definam
as personalidades em seus aspectos físicos com suas qualidades e defeitos,
desenhando cada um deles em posições e expressões corporais variadas;
§ Planeje
quadro a quadro: primeiramente o desenho deve ser feito a lápis e com a
marcação de todos os elementos: personagens, cenário, balões, onomatopeias e
contornos dos quadrinhos.
§ Use
caneta preta para escrever o texto dos balões, os elementos dos recursos
gráficos e o retângulo da legenda. O contorno preto mantém o equilíbrio entre o
texto e a imagem, podendo também corrigir alguma falha que surgir. Faça a
descrição das cenas e definição dos diálogos.
§ Se
quiser colorir sua tirinha, este é o último passo; sombrear ou pontilhar uma
imagem pode dar efeito de luz e sombra, as cores dão vida ao desenho e um toque
especial do autor ao quadrinho.
§ Sugiro
que assista o vídeo “Dicas para criar HQs – história em quadrinhos” -
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo&feature=related>
Acesso em 26 de mar. de 2020.
Outra sugestão: se quiser, faça os
quadrinhos em papeis recortados e depois cole-os numa folha, deixando espaços
iguais entre eles.
Mãos à obra!!



Comentários
Postar um comentário