Língua Portuguesa - 7º ANO "A" - matutino – Professora Regilani - 22/04/20

Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa
Professora: Regilani Alves 
 7º ano "A"- Matutino
22/04/2020
Conteúdo: Tirinha

Habilidades:(EF69LP03-A) Compreender a relação de sentido entre imagem e texto verbal (multimodalidade) nos variados gêneros, por meio de recursos linguísticos e semióticos.(EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, memes etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.(EF67LP13-A/B) Produzir, revisar e editar textos publicitários, levando em conta o contexto de produção dado e explorar recursos multissemióticos, relacionando elementos verbais e visuais.(EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Vocês lembram que em aulas anteriores, estudamos sobre as tirinhas. É um texto curto e a principal característica é a presença do humor, mas também pode trazer uma crítica. Tem formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas, entre outros), personagens fixos ou não, e desfecho inesperado. (RAMOS, P. A leitura das histórias em quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009).

®    Vamos reler mais uma? Em seguida, responda às atividades no seu caderno:



Disponível em:<http://tiras-do-calvin.tumblr.com> Acesso em 25 de mar. de 2020.

1)   O que acontece no primeiro quadrinho?

2)   O que indica que o telefone está tocando?

3)   No primeiro quadrinho, a palavra “RING” representa o som do telefone, que também pode ser representado pela onomatopeia “TRIM”. Assim, podemos definir onomatopeia como recurso que se utiliza de:

a)     (  )palavras para representar sons estrangeiros.
b)     (  )repetição de sons para criar efeito de sentido.
c)     (  )uma palavra especial para representar um som específico.
d)     (  )palavras que possuem som e escrita semelhantes, mas significados diferentes.

4)   Você lembra-se de outras onomatopeias em outras tirinhas? Escreva.

5)   Quando a pessoa que telefona diz “posso falar com seu pai, por favor?”, o que ela quer que o menino faça?

6)   Como o menino, Calvin, entende o pedido da pessoa que telefona?

7)   Compare os balões das falas de Calvin e a fala da pessoa que telefona. Quais são as diferenças nos balões?

8)   Sobre os tipos de linguagem, é correto afirmar

(A)   (   ) alinguagem verbal é aquela que não utiliza palavras.
(B)   (   ) as tirinhas apresentam apenas a linguagem não-verbal.
(C)   (   )linguagem verbal é aquela que transmite mensagem através de palavras e gestos.
(D)   (   ) símbolos, gestos e expressões faciais são exemplos de linguagem não-verbal.


Mãos na massa!!!

Agora é sua vez! Crie a sua própria tirinha. Planeje quem serão seus personagens, como será a aparência deles e o que eles falarão; a história deve ser bem criativa.
Dicas:
§  Primeiramente, crie uma história com começo, meio e fim;
§  Crie seus personagens: definam as personalidades em seus aspectos físicos com suas qualidades e defeitos, desenhando cada um deles em posições e expressões corporais variadas;
§  Planeje quadro a quadro: primeiramente o desenho deve ser feito a lápis e com a marcação de todos os elementos: personagens, cenário, balões, onomatopeias e contornos dos quadrinhos.
§  Use caneta preta para escrever o texto dos balões, os elementos dos recursos gráficos e o retângulo da legenda. O contorno preto mantém o equilíbrio entre o texto e a imagem, podendo também corrigir alguma falha que surgir. Faça a descrição das cenas e definição dos diálogos.
§  Se quiser colorir sua tirinha, este é o último passo; sombrear ou pontilhar uma imagem pode dar efeito de luz e sombra, as cores dão vida ao desenho e um toque especial do autor ao quadrinho.
§  Sugiro que assista o vídeo “Dicas para criar HQs – história em quadrinhos” - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=zEi-gV0Gwbo&feature=related> Acesso em 26 de mar. de 2020.

Outra sugestão: se quiser, faça os quadrinhos em papeis recortados e depois cole-os numa folha, deixando espaços iguais entre eles.

Mãos à obra!!









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020