Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 8º "A", "B" e "C"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 15 de abril de 2020
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 15 de abril de 2020
COPIE O TEXTO E AS ATIVIDADES E
RESPONDA EM SEU CADERNO.
Luiz
Fernando Veríssimo
O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando
o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem
tento oficial de couro.
Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas
era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse
"Legal!". Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do
presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura
de alguma coisa.
- Como é que liga? - perguntou.
- Como, como é que liga? Não se liga.
O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de instrução?
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos
são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa manual de instrução.
- O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela.
- O quê?
- Controla, chuta...
- Ah, então é uma bola.
- Claro que é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo.
- Você pensou que fosse o quê?
- Nada, não.
O garoto agradeceu, disse "Legal" de
novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do
lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monster Baú, em que
times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrônico
na tela ao mesmo tempo em que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom
no jogo. Tinha coordenação e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina. O
pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola
no peito do pé, como antigamente, e chamou o garoto.
- Filho, olha.
O garoto disse "Legal", mas não desviou
os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando
recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um
manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada
se interessar.
ATIVIDADES
01. Qual o tema
dessa crônica?
02. Quem são os
personagens?
03. Qual a
reação do garoto ao ganhar o presente?
04. Como você
imagina que o pai se sentiu ao ver a reação do filho?
05. Em sua
opinião, como o pai esperava que o filho reagisse?
06.
Escreva duas características do filho.
07.
Você consegue destacar uma característica da
crônica neste texto? Qual?
Comentários
Postar um comentário