Atividades do Regime de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa - 8º "A", "B" e "C"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Trindade, 01 de Abril de 2020
Professora Adeliene A. Silva
OBS.: Queridos alunos da tia , o objetivo dessa aula é vocês assistirem um vídeo que será disponibilizado no what sobre o gênero da atividade, em seguida copiar o texto, perguntas e responder.
Como vocês são alunos nota 10, acredito que essa atividade vai ser um sucesso.
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Trindade, 01 de Abril de 2020
Professora Adeliene A. Silva
OBS.: Queridos alunos da tia , o objetivo dessa aula é vocês assistirem um vídeo que será disponibilizado no what sobre o gênero da atividade, em seguida copiar o texto, perguntas e responder.
Como vocês são alunos nota 10, acredito que essa atividade vai ser um sucesso.
Atividade sobre "O Coronavírus em cordel",
de Anne Karolynne
Coronavírus em cordel
Ave Maria,
minha gente,
Que desmantelo
total
Um tal de
Coronavírus
Fez rebuliço
geral
Veio das
bandas da China
Essa infecção
viral.
O cabra tem
logo febre
Sem conseguir
controlar
Tosse feito um
condenado
Difícil até
respirar!
Se transmite pelo ar.
Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
Em um aperto de mão.
Como gripe e resfriado,
Precisamos
prevenir
Cobrindo a
boca e o nariz
Na hora em que
for tossir
E objetos
pessoais
Não podemos
dividir.
Evitar lugar
lotado
Com muita
aglomeração
Limpar bem os
ambientes
E lavar sempre
a nossa mão
Esfregar bem
direitinho
Usando água e
sabão.
Use máscara,
álcool em gel
E esse hábito
não mude
Se estiver
muito doente
Vá ao Posto de
Saúde
Pois pra gente
controlar
Precisa ter
atitude.
Não só pro
Coronavírus
Esse cordel
vai servir
Todo resfriado
ou gripe
Precisamos
prevenir
Cuidar bem do
nosso corpo
Pra doença não
surgir.
Tá todo mundo
informado!
Não quero
Coronavírus
E nem nenhum
resfriado!
"Cordel
Personalizado"!
(Anne Karolynne)
01)
O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo?
02)
Copie do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio:
03)
De onde veio o Coronavírus?
04)
Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela expressa:
05)
Localize no cordel uma comparação, explicando-a:
06)
Quais são os sintomas do Coronavírus?
07)
Como tal doença é transmitida?
08)
Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas?
09)
Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê?
10)
Copie do cordel exemplos de oralidade:
11)
Que mensagem o cordel transmite?
12)
Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os:
13)
Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas?
14)
De que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta:
Comentários
Postar um comentário