Língua Portuguesa - 6º ANO "B" e "C" - vespertino - Professora Orlandina - 26/03/20

Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles          
Professora: Orlandina 
6º ANO "B" e "C" - vespertino
26/03/20
Observação: As atividades devem ser copiadas no caderno de Língua Portuguesa ou impressas e coladas no mesmo, para serem vistadas posteriormente.
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa

Atividade 1: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)

Leia o texto abaixo e responda a questão.


Menina e Menino

   Nem sempre os colegas entendem a amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro sexo tem até vantagens.
 Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.
                                                                                                                              Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005. 


O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.

Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.



  

Atividade 2: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)

Leia o texto abaixo e responda a questão.

Clementina, a gata

  Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.
Ainda bem que Boby cuidava! Boby também era bassê, da mesma raça de Sua Avó. Se você não leu a história de Sua Avó, bem feito, vai pensar que estou falando de pessoa de sua família, Deus que me livre! É que Sua Avó era o nome de um cachorro que tive, quando era menina, da mesma raça de Boby, que tive quando meus filhos eram meninos.
Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
        Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.
ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive. Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.

Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.

Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.



  
Atividade 3: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)

Leia o texto abaixo e responda a questão.


SAUDADES

Tenho saudades de muitas coisas

Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?

                                                                     JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São Paulo:Atual, 2003. p.15.

 Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.

Descritor 10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.


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