Língua Portuguesa - 6º ANO "B" e "C" - vespertino - Professora Orlandina - 26/03/20
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora: Orlandina
6º ANO "B" e "C" - vespertino
26/03/20
26/03/20
Observação: As atividades devem ser copiadas no caderno de Língua Portuguesa ou impressas e coladas no mesmo, para serem vistadas posteriormente.
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa
Atividade 1: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Menina e Menino

Afinal, assim você vai poder entender mais como as meninas ou os meninos pensam.
Revista Recreio, v. 6, n. 273, p. 12, jun. 2005.
O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.
Descritor 6 – Identificar o tema de um texto.
Atividade 2: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)
Leia o texto abaixo e responda a questão.
Clementina, a gata
Clementina era uma gata de telhado, dessas gatas listradas. Vivia namorando, miando e tendo gatinhos. Mas era mais pra namoradeira do que pra mamadeira, quer dizer: não cuidava muito bem dos filhotes. Vivia esquecendo de dar de mamar.

Boby cuidava dos gatinhos de Clementina. Só não dava de mamar, por motivo de Boby ser macho. Mas mãe como Boby nunca vi igual!
Boby chamava Clementina de três em três horas, para a desalmada vir alimentar os gatinhos. Clementina, muito namoradeira, não queria vir, ficava requebrando em frente do portão, esquecida de que era uma senhora gata com obrigações familiares.
ORTHOF, Sylvia. Os bichos que tive. Salamandra, 2006, pág. 61. Fragmento.
Na frase “Mas mãe como Boby nunca vi igual!”, o ponto de exclamação indica:
A) admiração.
B) dúvida.
C) indiferença.
D) negação.
Descritor 14- Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
Atividade 3: (Você deve copiar só a questão e o descritor, o texto é só para leitura e apoio para responder a questão)
Leia o texto abaixo e responda a questão.
SAUDADES
Tenho saudades de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
Sentar no colo do meu pai,
Ninar boneca sem receios.
Chorar de medo da morte da mãe,
Sonhar com festa e bolo de aniversário,
Cantar com os anjos na igreja,
Ouvir as mágicas histórias de vovó,
Brincar de pique, de corda e peteca,
Acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
E sobretudo no Papai Noel.
Será que quando for velhinha,
E já estiver caducando,
Vou viver tudo de novo?
JOSÉ, Elias. Cantigas de Adolescer. São Paulo:Atual, 2003. p.15.
Nesse texto, quem fala que sente saudades é uma
A) boneca.
B) jovem.
C) menininha.
D) velhinha.
Descritor 10 – Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
Comentários
Postar um comentário