Professora: Regilani Alves 7º ANO "A" - Matutino Data: 03/06/20

Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora: Regilani Alves  7º ANO "A" - Matutino      Data: 03/06/20
Aluno (a):_________________________________________________
Gênero textual: Propaganda
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa


Habilidades: (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos. (EF67LP08) Identificar, em reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, anúncios publicitários e propagandas publicadas em jornais, revistas, sites na internet etc, os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.(EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários. (EF67LP32) Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
************************************************************************************
Olá meus amores!!!
Vamos aprender um pouco mais hoje?
Olha que legal!
Na aula de hoje aprenderemos um pouco mais sobre propaganda. Vamos lá?!



PROPAGANDA
A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa: jornais, revistas, televisão, rádio e internet.Podemos encontrá-los também em outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses tipos de textos são precisamente o convencimento do consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Aqueles que produzem as propagandas utilizam diversas ferramentas discursivas, por exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.Note que esse tipo de texto tem como intuito chamar a atenção do consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, as propagandas são textos que apresentam a função conativa ou apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da mensagem, ou seja, os consumidores.Podem ser textos verbais (palavras) e não verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados pelo rádio.

Características:

·     Linguagem verbal e não verbal.
·     Linguagem simples.
·     Textos relativamente curtos.
·     Textos persuasivos e atrativos.
·     Humor, ironia e criatividade.
·     Verbos no modo imperativo.
·     Figuras e vícios de linguagem, como metáfora, pleonasmo, hipérbole, antítese etc.
·     Uso de cores, imagens, fotografias.

Outro recurso muito utilizado em propagandas é a intertextualidade, ou seja, uma releitura de algo que já existe, como por exemplo, uma música, um texto, uma imagem.

Estrutura:

As propagandas ou anúncios publicitários são estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou seja, não têm uma estrutura fixa padrão.Isso dependerá também do local em que será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).

·     Título: Geralmente escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor, por exemplo:

Novo Chocolate Asteca: Mais Delicioso!!!

·     Corpo de Texto: Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve, numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário utiliza, muitas vezes, uma linguagem coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.


Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas, metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo, neologismos, ambiguidade, etc.).
Experimente o novo e delicioso chocolate asteca: com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”

·     Slogan: Os slogans são elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o leitor da proposta publicitária.

“Tem 1001 utilidades” (Bombril)

·     Marca: Abaixo segue a marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:

"Chocolate Asteca LTDA"

·     Contato: São as informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto, por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre outros).

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/Acesso em 11 de maio de 2020.



TEXTO 1

Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no seu caderno:
 

1)   Você conhece a marca do produto da propaganda?

2)   E o slogan você conhece? Lembra de mais alguns?

3)   A propaganda é direcionada principalmente


A) (    ) aos jovens.
B) (    ) às pessoas em geral.
C) (    ) às crianças.
D) (    ) aos idosos.



4)   Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

5)   Que motivo levou a empresa a fazer essa propaganda?


A)(  )o surgimento da doença provocada pelo Coronavírus.
B)(    ) estimular os clientes a visitarem a empresa.
C) (    ) vender um produto.
D) (  )falar sobre a importância de se ter uma boa saúde.



6)   Que tipo de linguagem é predominante no texto?


A) (    ) Literária.
B) (    ) Verbal e não verbal.
C) (    ) Subjetiva.
D) (    ) Formal e informal.



7)   A propaganda trabalha com a linguagem verbal e não verbal. O uso das imagens e das cores provoca no leitor uma reflexão crítica. Como esses recursos gráficos contribuem para o sucesso da propaganda?





TEXTO 1
Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no seu caderno:
Disponível em: https://pt.slideshare.net/realvic/enade-ecologia Acesso em 13 de maio de 2020.

1)   Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2)   A propaganda acima faz relação com um outro texto para identificar um problema ambiental. Essa relação chamamos de intertextualidade. Qual é esse texto e que problema é esse?

3)   A propaganda é direcionada principalmente


A) (    ) aos jovens.
B) (    ) às pessoas em geral.
C) (    ) às crianças.
D) (    ) aos idosos.



4)   Que motivo levou a empresa a fazer essa propaganda?

5)   Qual o assunto abordado no texto?


A) (    ) A preservação dos recurso naturais.
B) (    ) A devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
C) (    ) A Pequena Sereia.
D) (    ) A história do mar.


6)       A que se refere o termo esta história na pergunta da propaganda? Qual é a história que não queremos contar para nossos filhos?

7)   Que tipo de linguagem é predominante no texto?


A) (    ) Literária.
B) (    ) Verbal e não verbal.
C) (    ) Subjetiva.
D) (    ) Formal e informal.



8)   Essa propaganda foi veiculada para promover a conscientização dos leitores de diversas revistas sobre problemas na relação entre o homem e o ambiente. Observando a linguagem verbal e a não verbal, o texto atende aos objetivos da propaganda? Justifique.

9)   Estabelecendo uma relação entre a história infantil e a propaganda do Greenpeace, que elemento da história não poderia mais ser lembrado no texto publicitário?

TEXTO 2
Leia o texto abaixo e depois responda as atividades no seu caderno

Disponível em: http://cmt1anocd.blogspot.com/2013/11/omo-e-brastemp.html Acesso em 13 de maio de 2020.

10)   Qual a função dessa propaganda?


A)     (    ) Promover uma ideia.
B)     (   ) Mostrar como se utilizaa máquina de lavar roupas.
C)     (    ) Anunciar dois produtos.
D)     (    ) Falar sobre a higiene.



11)   Na propaganda acima, o texto mostra uma máquina e algumas bolhas. As bolhas apresentam-se de forma especial. Que forma é essa? Qual a relação desse formato com o que está escrito dentro de uma delas “Eu te omo”?
12)   Qual a relação entre os dois produtos anunciados?

13)   A parte verbal do anúncio afirma “Recomendado pelo maior fabricante de lavadoras do Brasil.”. A partir de tal afirmativa, o que o anúncio sugere sobre os dois produtos



A)   (    ) que não se deve utilizar sabão em pó em máquinas de lavar.
B)   (    ) tanto a lavadora quanto o sabão são eficientes e de ótima qualidade.
C)   (    ) o sabão é bom, mas a lavadora nem tanto.
D)   (    ) a marca da lavadora não é conhecida.



14)   Qual a relação entre a imagem e o texto verbal na propaganda?

15)   Na parte verbal da propaganda está escrito: “Imbatível na remoção de manchas mais difíceis até no ciclo rápido.”A palavra grifada indica


A)   (    ) indica intensidade.
B)    (    ) expressa emoção.
C)    (   ) finaliza uma ideia.
D)    (   ) caracteriza contradição.



16)   O texto verbal escrito dentro da bolha “Eu te omo” brinca com as palavras “amo” e “omo”. Qual o sentido e/ou intenção da aproximação dessas palavras?

17)   Analise as afirmações e assinale a alternativa correta quanto ao gênero textual propaganda.
I. Um dos recursos da linguagem utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II. Slogan é a frase que resume a imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do produto.
III. Uma das figuras de linguagem mais utilizadas em propagandas é a metáfora.



A)   (    ) Apenas a alternativa I.
B)    (    ) Apenas a alternativa II.
C)    (    ) Apenas a alternativa III.
D)   (    ) Todas as alternativas estão corretas.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020