Professora: Regilani Alves 7º ANO "A" - Matutino Data: 03/06/20
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora: Regilani Alves 7º ANO "A" - Matutino Data: 03/06/20
Aluno (a):_________________________________________________
Gênero textual: Propaganda
Professora: Regilani Alves 7º ANO "A" - Matutino Data: 03/06/20
Aluno (a):_________________________________________________
Gênero textual: Propaganda
Habilidades: (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o
estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de
compreensão (e produção) de textos. (EF67LP08) Identificar, em reportagens,
fotorreportagens, foto-denúncias, memes, anúncios publicitários e propagandas
publicadas em jornais, revistas, sites na internet etc, os efeitos de sentido
devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de
imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades,
relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc.(EF69LP17-A) Perceber e analisar os recursos
estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários. (EF67LP32) Escrever palavras com correção
ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
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Características:
Estrutura:
· Título: Geralmente
escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor,
por exemplo:
·
Corpo de Texto: Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem
publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos
no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve,
numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário
utiliza, muitas vezes, uma linguagem
coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.
· Slogan: Os slogans são
elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas
palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o
leitor da proposta publicitária.
· Marca: Abaixo segue a
marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
· Contato: São as
informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto,
por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da
internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre
outros).
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Olá meus amores!!!
Vamos aprender um pouco mais hoje?
Olha que legal!
Na aula de hoje aprenderemos um pouco mais sobre propaganda. Vamos lá?!
PROPAGANDA
A propaganda ou anúncio publicitário é um gênero textual que promove
um produto ou uma ideia sendo veiculado pelos meios de comunicação de massa:
jornais, revistas, televisão, rádio e internet.Podemos encontrá-los também em
outdoors, panfletos, faixas ou cartazes na rua, no ônibus, no metrô, etc.
A principal característica desses tipos de textos
são precisamente o convencimento do
consumidor para a compra de um produto ou serviço.
Aqueles que produzem as propagandas utilizam
diversas ferramentas discursivas, por
exemplo, uso de imagens, de linguagem simples e humor.Note que esse tipo de
texto tem como intuito chamar a atenção do
consumidor e, portanto, são atrativos. São repletos de
verbos no imperativo, o modo verbal que oferece ordem: Compre! Veja! Analise!
De acordo com as funções da linguagem, as
propagandas são textos que apresentam a função conativa ou
apelativa, que por sua vez possuem o intuito de convencer os receptores da
mensagem, ou seja, os consumidores.Podem ser textos verbais (palavras) e não
verbais (uso de imagens), e ainda textos orais, por exemplo, aqueles veiculados
pelo rádio.
Características:
·
Linguagem verbal e não verbal.
·
Linguagem simples.
·
Textos relativamente curtos.
·
Textos persuasivos e atrativos.
·
Humor, ironia e criatividade.
·
Verbos no modo imperativo.
·
Figuras e vícios de linguagem, como metáfora,
pleonasmo, hipérbole, antítese etc.
·
Uso de cores, imagens, fotografias.
Outro recurso muito utilizado em propagandas é a
intertextualidade, ou seja, uma releitura de algo que
já existe, como por exemplo, uma música, um texto, uma imagem.
Estrutura:
As propagandas ou anúncios publicitários são
estruturados de diversas maneiras: com imagens e textos ou somente textos. Ou
seja, não têm uma estrutura fixa padrão.Isso dependerá também do local em que
será anunciado, por exemplo, o espaço que será preenchido com a mensagem (meia
folha, uma folha, um outdoor, um cartaz).
· Título: Geralmente
escrito em letras maiores, com o objetivo de chamar a atenção do consumidor,
por exemplo:
“Novo Chocolate Asteca: Mais
Delicioso!!!”
·
Corpo de Texto: Trata-se da mensagem ou informação que envolve os aspectos persuasivos da linguagem
publicitária. No corpo do texto publicitário são acrescidos adjetivos, verbos
no imperativo, vocativos e imagens. Tudo isso, é apresentado de maneira breve,
numa linguagem clara e simples. Vale atentar que o corpo do texto publicitário
utiliza, muitas vezes, uma linguagem
coloquial (informal) para se aproximar do público alvo.
Sendo assim, podem incluir figuras (metáforas,
metonímia, hipérbole, ironia, etc,) e vícios de linguagem (estrangeirismo,
neologismos, ambiguidade, etc.).
“Experimente o novo e delicioso chocolate asteca:
com mais de 70% de cacau e 0% de gordura saturada.”
· Slogan: Os slogans são
elementos fundamentais dos textos publicitários, posto que definem em poucas
palavras (ou frases de efeito) a marca de maneira criativa e que aproxime o
leitor da proposta publicitária.
“Tem
1001 utilidades” (Bombril)
· Marca: Abaixo segue a
marca do produto, junto com o logotipo da empresa, por exemplo:
"Chocolate Asteca LTDA"
· Contato: São as
informações de contato e identificação da empresa que comercializa o produto,
por exemplo, número de telefone (serviço do consumidor), e-mail, página da
internet e das redes sociais (facebook, twitter, linkedIn, tumblr, dentre
outros).
TEXTO 1
Leia o texto
abaixo e depois responda as atividades no seu caderno:
Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/17/marcas-se-engajam-por-campanha-contra-a-disseminacao-do-coronavirus.htm Acesso em 11 de maio de 2020.
1) Você conhece a marca do produto da
propaganda?
2)
E o slogan
você conhece? Lembra de mais alguns?
3)
A propaganda é
direcionada principalmente
A) ( ) aos jovens.
B) ( ) às pessoas
em geral.
C) ( ) às
crianças.
D) ( ) aos idosos.
4)
Essa propaganda vende
um produto ou uma ideia? Explique.
5)
Que motivo levou a
empresa a fazer essa propaganda?
A)( )o surgimento da
doença provocada pelo Coronavírus.
B)( ) estimular os
clientes a visitarem a empresa.
C) ( ) vender um
produto.
D) ( )falar sobre a
importância de se ter uma boa saúde.
6)
Que tipo de linguagem
é predominante no texto?
A) ( ) Literária.
B) ( ) Verbal e
não verbal.
C) ( ) Subjetiva.
D) ( ) Formal e
informal.
7)
A propaganda trabalha
com a linguagem verbal e não verbal. O uso das imagens e das cores provoca no
leitor uma reflexão crítica. Como esses recursos gráficos contribuem para o
sucesso da propaganda?
TEXTO 1
Leia o texto
abaixo e depois responda as atividades no seu caderno:
1)
Essa
propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.
2) A
propaganda acima faz relação com um outro texto para identificar um problema ambiental. Essa relação chamamos de
intertextualidade. Qual é esse texto e que problema é esse?
3)
A propaganda é
direcionada principalmente
A) ( ) aos jovens.
B) ( ) às pessoas
em geral.
C) ( ) às
crianças.
D) ( ) aos idosos.
4)
Que motivo levou a
empresa a fazer essa propaganda?
5) Qual
o assunto abordado no texto?
A) ( ) A
preservação dos recurso naturais.
B) ( ) A
devastação e destruição da natureza causada pelo homem.
C) ( ) A
Pequena Sereia.
D) ( ) A
história do mar.
6) A
que se refere o termo esta história na pergunta da propaganda? Qual é a
história que não queremos contar para nossos filhos?
7)
Que tipo de linguagem
é predominante no texto?
A) ( ) Literária.
B) ( ) Verbal e
não verbal.
C) ( ) Subjetiva.
D) ( ) Formal e
informal.
8)
Essa propaganda foi
veiculada para promover a conscientização dos leitores de diversas
revistas sobre problemas na relação entre o homem e o ambiente. Observando a linguagem verbal e a não verbal, o
texto atende aos objetivos da propaganda? Justifique.
9) Estabelecendo
uma relação entre a história infantil e a propaganda do Greenpeace, que elemento da história não poderia mais ser lembrado no texto
publicitário?
TEXTO 2
Leia o texto
abaixo e depois responda as atividades no seu caderno
Disponível em: http://cmt1anocd.blogspot.com/2013/11/omo-e-brastemp.html Acesso em 13 de maio de 2020.
10) Qual
a função dessa propaganda?
A)
( ) Promover uma ideia.
B)
( ) Mostrar como se utilizaa máquina de lavar
roupas.
C)
( ) Anunciar dois produtos.
D)
( ) Falar sobre a higiene.
11)
Na propaganda acima, o texto mostra uma máquina e
algumas bolhas. As bolhas apresentam-se de forma especial. Que forma é essa?
Qual a relação desse formato com o que está escrito dentro de uma delas “Eu te
omo”?
12)
Qual a relação entre os dois produtos anunciados?
13)
A parte verbal do anúncio afirma “Recomendado pelo
maior fabricante de lavadoras do Brasil.”. A partir de tal afirmativa, o que o
anúncio sugere sobre os dois produtos
A)
( ) que não se deve utilizar sabão em pó em
máquinas de lavar.
B)
( ) tanto a lavadora quanto o sabão são
eficientes e de ótima qualidade.
C)
( ) o sabão é bom, mas a lavadora nem tanto.
D)
( ) a marca da lavadora não é conhecida.
14) Qual
a relação entre a imagem e o texto verbal na propaganda?
15) Na
parte verbal da propaganda está escrito: “Imbatível na remoção de manchas mais
difíceis até no ciclo rápido.”A palavra grifada indica
A) ( ) indica intensidade.
B)
( ) expressa emoção.
C)
( )
finaliza uma ideia.
D)
( ) caracteriza contradição.
16)
O texto verbal escrito dentro da bolha “Eu te
omo” brinca com as palavras “amo” e “omo”. Qual o sentido e/ou intenção da
aproximação dessas palavras?
17)
Analise as afirmações
e assinale a alternativa correta quanto ao gênero textual propaganda.
I. Um dos recursos da linguagem
utilizados para persuadir o interlocutor é o modo verbal imperativo.
II. Slogan é a frase que resume a
imagem que o publicitário deseja firmar no mercado sobre a identidade do
produto.
III. Uma das figuras de linguagem
mais utilizadas em propagandas é a metáfora.
A)
( ) Apenas a alternativa I.
B)
( ) Apenas a alternativa II.
C)
( ) Apenas a alternativa III.
D)
( ) Todas as alternativas estão corretas.
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