Professora: Regilani Alves 6º ANO "A" - Matutino Data: 25/05/20
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora: Regilani Alves 6º ANO "A" - Matutino Data: 25/05/20
Aluno (a):_________________________________________________
Gênero: Folheto
Habilidade:(EF69LP02-A) Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, entre outras em diferentes mídias impressas e digitais), (EF69LP02-C) Perceber a construção composicional e o estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos.
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa
Gênero: Folheto
Ola! Tudo bem? Seja bem vindo a nossa atividade de hoje!
FOLHETO
Folheto é um meio de divulgação de uma ideia, de uma marca, produto ou serviço, feito em papel. Trata-se de um impresso com poucas folhas, não encadernado, geralmente com teor informativo ou publicitário. Atinge um grande número de pessoas por um valor acessível, apresentando uma ótima relação custo-benefício. É o meio ideal para expressar ideias ou anunciar produtos, serviços e promoções, numa época de grande concorrência e competitividade, mas também de consumidores cada vez mais exigentes e com menos disponibilidade de tempo. Ora, o primeiro passo para uma empresa entrar na concorrência e vender os seus produtos ou serviços é fazer com que as pessoas a conheçam e uma das ferramentas para o comunicar é, precisamente, o folheto.
Um pouco de história…
Os folhetos como meio público de comunicação existem há muito tempo, desde o surgimento da imprensa no século XVI. Na verdade, as primeiras impressões eram breves cartilhas que continham informação limitada sobre diferentes temas. Assim, o termo folheto refere-se, desde longa data, aos objetos impressos que têm por finalidade dar informação ao público. Efetivamente, ele começou a ser utilizado principalmente para fazer publicidade a produtos e serviços (com pessoas a distribui-los nas ruas). Mas o folheto serve também – por exemplo – para divulgar a candidatura de políticos e partidos em época de eleições.
Características dos folhetos
Levam em conta os interesses do público-alvo do anunciante. Exemplo: os folhetos turísticos são desdobráveis que visam fornecer informações para a parcela da população que pesquisa sobre localidades turísticas e compra de viagens.
São textos leves e envolventes, geralmente acompanhados de imagens apelativas capazes de estimular a decisão por uma determinada viagem.
Incluem ainda imagens, cores vivas, títulos, letras grandes e chamativas, diagramas fáceis de entender, etc.
Não são nem muito grandes nem muito pequenos (formato A3 ou A4) e apresentam dobragens para o leitor poder encontrar mais informação.
Os folhetos variam em nível de design, quantidade de informação, etc, mas têm sempre como objetivo chamar a atenção das pessoas e divulgar alguns conceitos fundamentais dos temas específicos que estão a ser tratados.
Disponível em: https://knoow.net/cienceconempr/marketing/folheto/ Acesso em 27 de abr de 2020. (Adaptado)
Veja alguns exemplos:



ATIVIDADE 1
Copie e responda as atividades em seu caderno:
1- O que você entende por folheto?
2- Qual o objetivo do folheto?
3- Quais as características do folheto?
4- Quando o folheto passou a ser utilizado?
5- Quais os assuntos dos folhetos:
– Figura 1
– Figura 2
– Figura 3
ATIVIDADE 2
Observe o folheto abaixo e responda as atividades a seguir:

1. Que gênero textual é esse?
2. Como ele está organizado?
3. Qual o assunto abordado?
4. Quem está divulgando essa campanha?
5. Qual frase está sendo usada para chamar a atenção do leitor?
6. Para que serve um texto como esse?
7. Elabore um folheto sobre algum assunto do momento com frases que chamem atenção do leitor. Use sua criatividade!!!


- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário