Língua Portuguesa 9º "A" e "B"


·     Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Prfessor Marcilon Dornele
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 27 de maio de 2020   

COPIE E RESPONDA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.
 (NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS)



ATIVIDADES DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM.

Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1, 2, 3 e 4.



E vem o sol
João Anzanello Carrascoza 

Tinham acabado de se mudar para aquela cidade. Passaram o primeiro dia ajeitando tudo. Mas, no segundo dia, o homem foi trabalhar; a mulher quis conhecer a vizinha. O menino, para não ficar só num espaço que ainda não se sentia seu, a acompanhou.
Entrou na casa atrás da mãe, sem esperança de ser feliz. Estava cheio de sombras, sem os companheiros. Mas logo o verde de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros coloridos, o relógio cuco na parede. E, de repente, o susto de algo a se enovelar em sua perna: o gato. Reagiu, afastando-se. O bichano, contudo, se aproximou de novo, a maciez do pelo agradando. E a mão desceu numa carícia.
O menino experimentou de fininho uma alegria, como sopro de vento no rosto. Já se sentia menos solitário. Não vigorava mais nele, unicamente, a satisfação do passado. A nova companhia o aviva. E era apenas o começo. Porque seu olhar apanhou, como fruta na árvore, uma bola no canto da sala. Havia mais surpresas ali. Ouviu um som familiar: os pirilins do videogame. E, em seguida, uma voz que gargalhava. Reconhecia o momento da jogada emocionante. Vinha lá do fundo da casa, o convite.
O gato continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor. E, na leveza de um pássaro, o menino se desprendeu da mãe. Ela não percebeu, nem a dona da casa. Só ele sabia que avançava, tanto a sua lentidão: assim é o imperceptível dos milagres.
Enfiou-se pelo corredor silencioso, farejando a descoberta. Deteve-se um instante. O ruído lúdico novamente o atraiu. A voz o chamava sem saber seu nome.
Então chegou à porta do quarto – e lá estava o outro menino, que logo se virou ao dar pela sua presença. Miraram-se, os olhos secos da diferença. Mas já se molhando por dentro, se amolecendo. O outro não lhe perguntou quem era, nem de onde vinha. Disse apenas: quer brincar? Queria. O sol renasceu nele. Há tanto tempo precisava de um novo amigo.

Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/língua-portuguesa/pratica-pedagogica. Acesso em: out. 2016.
Questão 1
No trecho “O gato continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor.”, O termo “elas”, refere-se a

(A)        Coisas.
(B)         Pernas.
(C)         Sombras.
(D)        Surpresas.



Questão 2
No trecho “Estava cheio de sombras, sem os companheiros.”, ao utilizar a expressão “cheio de sombras”, o autor quis
(A)        enfatizar a solidão do menino.
(B)         ironizar a saudade do menino.
(C)         criticar a tristeza do menino.
(D)        elogiar a alegria do menino.

Questão 3
O texto, “E vem o sol”, a história é narrada pelo/a
(A)        narrador personagem.
(B)         narrador observador.
(C)          mãe do menino.
(D)         vizinha da mãe.


Questão 4
O que fez o menino se sentir menos solitário?
(A)        Observar os quadros coloridos. 
(B)         Aceitar a aproximação do bichano.
(C)         Encontrar uma bola no canto da sala.
(D)        Acompanhar a mãe na visita à vizinha.

Leia o texto e, a seguir, responda os itens 5 e 6.


A importância da preservação do meio ambiente para a saúde é ...
Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema deste anúncio? 
(A)        A poluição dos reinos vegetais e animais.
(B)         O desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C)         A preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D)         O desmatamento e suas consequências graves para os seres humanos.

Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o autor quis
(A)         alertar sobre a poluição.
(B)         contar sobre a preservação.
(C)         informar sobre o desmatamento.
(D)        conscientizar sobre a preservação das matas.


35 Melhores Ideias de Quarta Feira em 2020 | Feliz quarta feira ...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020