Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
· Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Prfessor Marcilon Dornele
Professora Adeliene A. Silva
Trindade, 27 de maio de 2020
COPIE E RESPONDA AS ATIVIDADES EM SEU CADERNO.
(NÃO PRECISA COPIAR OS TEXTOS)
ATIVIDADES
DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM.
Leia o texto e, a seguir, responda as questões 1, 2,
3 e 4.
E
vem o sol
João Anzanello Carrascoza
Tinham
acabado de se mudar para aquela cidade. Passaram o primeiro dia ajeitando tudo.
Mas, no segundo dia, o homem foi trabalhar; a mulher quis conhecer a vizinha. O
menino, para não ficar só num espaço que ainda não se sentia seu, a acompanhou.
Entrou na casa atrás da mãe, sem esperança
de ser feliz. Estava cheio de sombras, sem os companheiros. Mas logo o verde
de seus olhos se refrescou com as coisas novas: a mulher suave, os quadros
coloridos, o relógio cuco na parede. E, de repente, o susto de algo a se
enovelar em sua perna: o gato. Reagiu, afastando-se. O bichano, contudo, se
aproximou de novo, a maciez do pelo agradando. E a mão desceu numa carícia.
O
menino experimentou de fininho uma alegria, como sopro de vento no rosto. Já se
sentia menos solitário. Não vigorava mais nele, unicamente, a satisfação do
passado. A nova companhia o aviva. E era apenas o começo. Porque seu olhar
apanhou, como fruta na árvore, uma bola no canto da sala. Havia mais surpresas
ali. Ouviu um som familiar: os pirilins do videogame. E, em seguida, uma voz
que gargalhava. Reconhecia o momento da jogada emocionante. Vinha lá do fundo
da casa, o convite.
O gato continuava afofando-se nas suas
pernas. Mas elas queriam o corredor. E, na leveza de um pássaro, o menino se
desprendeu da mãe. Ela não percebeu, nem a dona da casa. Só ele sabia que
avançava, tanto a sua lentidão: assim é o imperceptível dos milagres.
Enfiou-se
pelo corredor silencioso, farejando a descoberta. Deteve-se um instante. O
ruído lúdico novamente o atraiu. A voz o chamava sem saber seu nome.
Então
chegou à porta do quarto – e lá estava o outro menino, que logo se virou ao dar
pela sua presença. Miraram-se, os olhos secos da diferença. Mas já se molhando
por dentro, se amolecendo. O outro não lhe perguntou quem era, nem de onde
vinha. Disse apenas: quer brincar? Queria. O sol renasceu nele. Há tanto tempo
precisava de um novo amigo.
Disponível
em:http://revistaescola.abril.com.br/língua-portuguesa/pratica-pedagogica.
Acesso em: out. 2016.
Questão 1
No trecho “O gato
continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor.”, O termo
“elas”, refere-se a
(A)
Coisas.
(B)
Pernas.
(C)
Sombras.
(D)
Surpresas.
Questão 2
No trecho “Estava
cheio de sombras, sem os companheiros.”, ao utilizar a expressão “cheio de
sombras”, o autor quis
(A)
enfatizar
a solidão do menino.
(B)
ironizar
a saudade do menino.
(C)
criticar
a tristeza do menino.
(D)
elogiar a alegria
do menino.
Questão 3
O texto, “E vem o sol”, a história é narrada pelo/a
(A)
narrador
personagem.
(B)
narrador
observador.
(C)
mãe do menino.
(D)
vizinha da mãe.
Questão 4
O que fez o menino se sentir menos solitário?
(A)
Observar
os quadros coloridos.
(B)
Aceitar
a aproximação do bichano.
(C)
Encontrar
uma bola no canto da sala.
(D)
Acompanhar
a mãe na visita à vizinha.
Leia o texto e, a seguir, responda os itens 5 e 6.

Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema
deste anúncio?
(A)
A
poluição dos reinos vegetais e animais.
(B)
O
desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C)
A
preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D)
O desmatamento e suas consequências graves
para os seres humanos.
Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o
autor quis
(A)
alertar sobre a poluição.
(B)
contar sobre a preservação.
(C)
informar sobre o desmatamento.
(D)
conscientizar sobre a preservação das matas.

Comentários
Postar um comentário