AULA NÃO PRESENCIAL - PORTUGUÊS - 8º ANO C
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MARCILON DORNELES
PROFESSOR
(a): Maria Cristina Data:04/05/2020
Série: 8º ano C
LÍNGUA PORTUGUESA
Uma interpretação de texto competente depende de
inúmeros fatores, mas nem por isso deixaremos de contemplar alguns que se fazem
essenciais para esse exercício. Muitas vezes, apressados, descuidamo-nos das
minúcias presentes em um texto, achamos que apenas uma leitura já se faz
suficiente, o que não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por
isso, sempre releia, pois uma segunda leitura pode apresentar aspectos
surpreendentes que não foram observados
anteriormente. Para auxiliar na busca de sentidos do texto, você pode
também retirar dele os tópicos frasais,tópico frasal é a oração que introduz a ideia central a ser desenvolvida em um
paragrafo, presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na
apreensão do conteúdo exposto. Lembre-se de que os parágrafos não estão
organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no
lugar que estão, é porque ali se fazem necessários, estabelecendo uma relação
hierárquica do pensamento defendido, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.
Para
finalizar, concentre-se nas ideias que de fato foram explicitadas
pelo autor: os textos argumentativos não costumam conceder espaço para
divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas. Devemos nos
ater às ideias do autor, isso não quer dizer que você precise ficar preso na
superfície do texto, mas é fundamental que não criemos, à revelia do autor,
suposições vagas e inespecíficas. Quem lê com cuidado certamente incorre menos no risco de tornar-se um analfabeto
funcional e ler com atenção é um exercício que deve ser praticado à
exaustão, assim como uma técnica, que fará de nós leitores proficientes e
sagazes.
Desejo
a vocês uma boa leitura e bons estudos!
Leia
o texto
Telegrama
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade
Emoção na cidade.
Chegou telegrama para Chico Brito.
Que notícia ruim,
que morte ou pesadelo
avança para Chico Brito no papel dobrado?
Nunca ninguém recebe telegrama
que não seja de má sorte.
Para isso foi inventado.
Lá vem o estafeta com rosto de Parca
trazendo na mão a dor de Chico Brito.
Não sopra a ninguém.
Compete a Chico
descolar as dobras
de seu infortúnio.
Telegrama telegrama telegrama.
Em frente à casa de Chico Brito o voejar múrmure
de negras hipóteses confabuladas.
O estafeta bate à porta.
Aparece Chico, varado de sofrimento prévio.
Não lê imediatamente.
Carece de um copo de água
e de uma cadeira.
Pálido, crava os olhos nas letras mortais:
Chegou telegrama para Chico Brito.
Que notícia ruim,
que morte ou pesadelo
avança para Chico Brito no papel dobrado?
Nunca ninguém recebe telegrama
que não seja de má sorte.
Para isso foi inventado.
Lá vem o estafeta com rosto de Parca
trazendo na mão a dor de Chico Brito.
Não sopra a ninguém.
Compete a Chico
descolar as dobras
de seu infortúnio.
Telegrama telegrama telegrama.
Em frente à casa de Chico Brito o voejar múrmure
de negras hipóteses confabuladas.
O estafeta bate à porta.
Aparece Chico, varado de sofrimento prévio.
Não lê imediatamente.
Carece de um copo de água
e de uma cadeira.
Pálido, crava os olhos nas letras mortais:
Queira
aceitar efusivos cumprimentos passagem data natalícia espero merecer valioso
apoio distinto correligionário minha reeleição deputado federal quinto distrito
cordial abraço.
Atanágoras
Falcão.
Copie e responda as questões no caderno:
1) No verso “que morte ou pesadelo”, o que as palavras destacadas sugerem?
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2) O que é um estafeta?
2) O que é um estafeta?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Parca, de acordo com a mitologia, é uma das deusas que fiava, dobrava e cortava o fio da vida. Sabendo disso, o que o eu-lírico quis comunicar no verso “Lá vem o estafeta com rosto de Parca”?
3) Parca, de acordo com a mitologia, é uma das deusas que fiava, dobrava e cortava o fio da vida. Sabendo disso, o que o eu-lírico quis comunicar no verso “Lá vem o estafeta com rosto de Parca”?
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4) Há “emoção na cidade”. Por quê?
4) Há “emoção na cidade”. Por quê?
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5) Quem estava confabulando em frente à casa de Chico Brito?
5) Quem estava confabulando em frente à casa de Chico Brito?
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6) O estafeta mantém sigilo. Que frase informa isso?
6) O estafeta mantém sigilo. Que frase informa isso?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) No verso “O estafeta bate à porta”, há a repetição de uma mesma consoante. Qual é? O que o poeta pretende com isso?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Qual era o objetivo da mensagem enviada no telegrama a Chico Brito?
7) No verso “O estafeta bate à porta”, há a repetição de uma mesma consoante. Qual é? O que o poeta pretende com isso?___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Qual era o objetivo da mensagem enviada no telegrama a Chico Brito?
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9) A conversa entre
Mafalda e seus amigos

A) revela a real dificuldade de entendimento entre posições que pareciam convergir.
B) desvaloriza a diversidade social e cultural e a capacidade de entendimento e respeito entre as pessoas.
C) expressa o predomínio de uma forma de pensar e a possibilidade de entendimento entre posições divergentes.
D) ilustra a possibilidade de entendimento e de respeito entre as pessoas a partir do debate político de ideias.
E) mostra a preponderância do ponto de vista masculino nas discussões políticas para superar divergências.
Pense positivo, dias
melhores virão e coisas boas acontecerão.
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