Correções das Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade 28 de maio de 2020

Correção das atividades do dia 25/05

7º) As palavras são: Pharmácia – alpathia – homeopathia – medicinaes – direcção – pharmacêutico – chimico – larangeiras
Escrita atual: farmácia – alpatia – homeopatia – medicinais – direção – farmacêutico – químico - laranjeiras

8º)- É provável que o aluno responda SIM. Porque apesar da escrita ser diferente, as palavras são próprias da Língua Portuguesa e muitas ainda são vistas em alguns estabelecimentos comerciais ou em livros.

9º) Os elementos que demostram a evolução são: a imagem bem colorida e chamativa; a distribuição dos elementos gráficos (texto verbal) no papel; o céu azul e as palmeiras, elementos relacionados à natureza que remetem à saúde do indivíduo que comprar naquela farmácia.

10º) Provavelmente eles responderão que NÃO. Isto porque, da mesma forma como as mudanças aparecem, também podem desaparecer, até mesmo sem as conhecermos.

11º). Provavelmente eles dirão que NÂO. Pois não é o meio virtual que prejudica a escrita, mas por não seguirem as regras da boa ortografia. Muitos não sabem escrever corretamente, desconhecem regras de pontuação e acentuação, etc.

12º). Esperamos que respondam SIM. Atualmente temos muitas formas de praticar a leitura como: outdoors, propagandas, cartazes, folhetins, facebook, whatsapp etc.

13º) – digital e marketing

14º) - Quem fala mais de uma Língua é chamado de poliglota.

Atividades do dia 27/05


Questão 1
No trecho “O gato continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor.”, O termo “elas”, refere-se a
(A)        Coisas.
(B)         Pernas.
(C)         Sombras.
(D)        Surpresas.
Gabarito B
Comentário 
Para a compreensão textual, o leitor deve ser capaz de (re)construir o caminho traçado pelo escritor e estabelecer as relações que foram marcadas no texto. Nesse sentido, o leitor deve ter habilidade de perceber como os referentes foram introduzidos e retomados no texto. Pretende-se, com esse item, verificar a capacidade de os estudantes relacionarem uma informação dada a outra informação nova, introduzida por meio de uma repetição, de uma elipse ou do uso de um pronome.

Questão 2
No trecho “Estava cheio de sombras, sem os companheiros.”, ao utilizar a expressão “cheio de sombras”, o autor quis
(A)        enfatizar a solidão do menino.
(B)         ironizar a saudade do menino.
(C)         criticar a tristeza do menino.
(D)        elogiar a alegria do menino.
Comentário
Por meio desse item, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a alteração de significado de um determinado termo ou vocábulo, decorrente da escolha do autor em utilizar uma linguagem figurada. Essa habilidade deve focalizar uma determinada palavra ou expressão e solicitar do aluno o discernimento de porque essa, e não outra palavra ou expressão foi selecionada.
Toda escolha de termos implica numa interpretação e é essencial reconhecer os diferentes sentidos deles em função da intenção do autor.

Questão 3
O texto, “E vem o sol”, a história é narrada pelo/a
(A)        narrador personagem.
(B)         narrador observador.
(C)          mãe do menino.
(D)         vizinha da mãe.
Comentário  
Por meio desse itemr, pode-se avaliar a habilidade de o estudante reconhecer os fatos que causam o conflito ou que motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto. Essa habilidade é avaliada por meio de um texto no qual é solicitado ao estudante que identifique os acontecimentos desencadeadores de fatos apresentados na narrativa, ou seja, o conflito gerador, ou o personagem principal, ou o narrador da história, ou o desfecho da narrativa.

Questão 4
O que fez o menino se sentir menos solitário?

(A)        Observar os quadros coloridos. 
(B)         Aceitar a aproximação do bichano.
(C)         Encontrar uma bola no canto da sala.
(D)        Acompanhar a mãe na visita à vizinha.
Comentário
Por meio desse item, avalia-se a capacidade de o aluno localizar informações explícitas em um texto. As informações a que essa habilidade se refere podem ser localizadas nas marcas que o texto traz. A base textual permite que o estudante encontre uma informação explícita quando responde, por exemplo, a perguntas do tipo: O quê? Quem? Como? Quando? Qual? Para quê?

Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema deste anúncio? 

(A)        A poluição dos reinos vegetais e animais.
(B)         O desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C)         A preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D)         O desmatamento e suas consequências graves para os seres humanos.
Por meio desse item, espera-se que o estudante seja capaz de ler e interpretar, e articular a linguagem verbal e não verbal. Os anúncios publicitários valem-se de outros recursos que não apenas a linguagem verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global. Desse modo, saber articular a linguagem verbal e não verbal é algo importante, sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos mesclam essas linguagens. Os textos com essas linguagens apresentam tema e tem finalidades.

Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o autor quis
(A)         alertar sobre a poluição.
(B)         contar sobre a preservação.
(C)         informar sobre o desmatamento.
(D)        conscientizar sobre a preservação das matas.
Comentário 
De modo geral, os anúncios publicitários causam determinados efeitos de sentido e impacto nos espectadores. Esses efeitos, geralmente, podem ser proporcionados tanto pelos elementos visuais como pela construção das frases do anúncio


Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema deste anúncio? 
(A)        A poluição dos reinos vegetais e animais.
(B)         O desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C)         A preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D)         O desmatamento e suas consequências graves para os seres humanos.

Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o autor quis
(A)         alertar sobre a poluição.
(B)         contar sobre a preservação.
(C)         informar sobre o desmatamento.
(D)        conscientizar sobre a preservação das matas.


Karina Ghisi - Página inicial | Facebook

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020