Correções das Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade 28 de maio de 2020
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade 28 de maio de 2020
Correção das atividades do dia 25/05
7º) As palavras são:
Pharmácia – alpathia – homeopathia – medicinaes – direcção – pharmacêutico –
chimico – larangeiras
Escrita atual:
farmácia – alpatia – homeopatia – medicinais – direção – farmacêutico – químico
- laranjeiras
8º)- É provável que
o aluno responda SIM. Porque apesar da escrita ser diferente, as palavras são
próprias da Língua Portuguesa e muitas ainda são vistas em alguns
estabelecimentos comerciais ou em livros.
9º) Os elementos que demostram a evolução
são: a imagem bem colorida e chamativa; a distribuição dos elementos gráficos
(texto verbal) no papel; o céu azul e as palmeiras, elementos relacionados à
natureza que remetem à saúde do indivíduo que comprar naquela farmácia.
10º) Provavelmente eles responderão que NÃO.
Isto porque, da mesma forma como as mudanças aparecem, também podem
desaparecer, até mesmo sem as conhecermos.
11º). Provavelmente eles dirão que NÂO. Pois
não é o meio virtual que prejudica a escrita, mas por não seguirem as regras da
boa ortografia. Muitos não sabem escrever corretamente, desconhecem regras de
pontuação e acentuação, etc.
12º). Esperamos que respondam SIM.
Atualmente temos muitas formas de praticar a leitura como: outdoors,
propagandas, cartazes, folhetins, facebook, whatsapp etc.
13º) – digital e marketing
14º) - Quem fala mais de uma Língua é
chamado de poliglota.
Atividades do dia 27/05
Atividades do dia 27/05
Questão 1
No trecho “O gato
continuava afofando-se nas suas pernas. Mas elas queriam o corredor.”, O termo
“elas”, refere-se a
(A)
Coisas.
(B)
Pernas.
(C)
Sombras.
(D)
Surpresas.
Gabarito
B
Comentário
Para a
compreensão textual, o leitor deve ser capaz de (re)construir o caminho traçado
pelo escritor e estabelecer as relações que foram marcadas no texto. Nesse
sentido, o leitor deve ter habilidade de perceber como os referentes foram
introduzidos e retomados no texto. Pretende-se, com esse item, verificar a
capacidade de os estudantes relacionarem uma informação dada a outra informação
nova, introduzida por meio de uma repetição, de uma elipse ou do uso de um
pronome.
Questão 2
No trecho “Estava
cheio de sombras, sem os companheiros.”, ao utilizar a expressão “cheio de
sombras”, o autor quis
(A)
enfatizar
a solidão do menino.
(B)
ironizar
a saudade do menino.
(C)
criticar
a tristeza do menino.
(D)
elogiar a alegria
do menino.
Comentário
Por
meio desse item, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a alteração
de significado de um determinado termo ou vocábulo, decorrente da escolha do
autor em utilizar uma linguagem figurada. Essa habilidade deve focalizar uma
determinada palavra ou expressão e solicitar do aluno o discernimento de porque
essa, e não outra palavra ou expressão foi selecionada.
Toda
escolha de termos implica numa interpretação e é essencial reconhecer os
diferentes sentidos deles em função da intenção do autor.
Questão 3
O texto, “E vem o sol”, a história é narrada pelo/a
(A)
narrador
personagem.
(B)
narrador
observador.
(C)
mãe do menino.
(D)
vizinha da mãe.
Comentário
Por meio desse itemr, pode-se avaliar a
habilidade de o estudante reconhecer os fatos que causam o conflito ou que
motivam as ações dos personagens, originando o enredo do texto. Essa habilidade
é avaliada por meio de um texto no qual é solicitado ao estudante que
identifique os acontecimentos desencadeadores de fatos apresentados na
narrativa, ou seja, o conflito gerador, ou o personagem principal, ou o
narrador da história, ou o desfecho da narrativa.
Questão 4
O que fez o menino se sentir menos solitário?
(A)
Observar
os quadros coloridos.
(B)
Aceitar
a aproximação do bichano.
(C)
Encontrar
uma bola no canto da sala.
(D)
Acompanhar
a mãe na visita à vizinha.
Comentário
Por
meio desse item, avalia-se a capacidade de o aluno localizar informações
explícitas em um texto. As informações a que essa habilidade se refere podem
ser localizadas nas marcas que o texto traz. A base textual permite que o
estudante encontre uma informação explícita quando responde, por exemplo, a
perguntas do tipo: O quê? Quem? Como? Quando? Qual? Para quê?
Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema
deste anúncio?
(A)
A
poluição dos reinos vegetais e animais.
(B)
O
desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C)
A
preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D)
O desmatamento e suas consequências graves
para os seres humanos.
Por meio desse item, espera-se que o estudante
seja capaz de ler e interpretar, e articular a linguagem verbal e não verbal.
Os anúncios publicitários valem-se de outros recursos que não apenas a
linguagem verbal, os quais contribuem para a construção de seu sentido global.
Desse modo, saber articular a linguagem verbal e não verbal é algo importante,
sobretudo em uma sociedade em que cada vez mais os textos mesclam essas
linguagens. Os textos com essas linguagens apresentam tema e tem finalidades.
Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o
autor quis
(A)
alertar sobre a poluição.
(B)
contar sobre a preservação.
(C)
informar sobre o desmatamento.
(D)
conscientizar sobre a preservação das matas.
Comentário
De
modo geral, os anúncios publicitários causam determinados efeitos de sentido e
impacto nos espectadores. Esses efeitos, geralmente, podem ser proporcionados
tanto pelos elementos visuais como pela construção das frases do anúncio
Questão 5
Considerando a linguagem verbal e não verbal qual é o tema deste anúncio?
(A) A poluição dos reinos vegetais e animais.
(B) O desmatamento desenfreado das florestas nativas.
(C) A preservação da vegetação para a sobrevivência do planeta.
(D) O desmatamento e suas consequências graves para os seres humanos.
Questão 6
Ao associar a linguagem verbal e não verbal infere-se que o autor quis
(A) alertar sobre a poluição.
(B) contar sobre a preservação.
(C) informar sobre o desmatamento.
(D) conscientizar sobre a preservação das matas.
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