correções 9º "A" e "B"

Atividades do Regime Especial de Aulas Não Presenciais de Língua Portuguesa 9º "A" e "B"
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Professora Adeliene A. Silva
Trindade,07 de maio de 2020

OBS.: Fazer a correção com bastante atenção.

Gabarito das atividade do dia 04/05

QUESTÃO 1

 

Em qual dos trechos está expressa a tese do texto sobre como os goianos tratam o Rio Araguaia?

(A) “Porém, o afeto não se traduz em respeito, se levarmos em consideração a monumental quantidade de lixo deixada nas 25 praias que ficam no leito do rio que corta o município de Aruanã”.

(B) “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã chegou a fazer um trabalho de conscientização, visitando acampamentos (...)”

(C) “O volume de lixo daria para encher 12 caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia. A média diária ficou em 8 toneladas”.

(D) “Nesse ano, a prefeitura local recolheu 175 toneladas de lixo deixados na natureza, após os acampamentos”.

 

QUESTÃO 2

 

Esse editorial publicado no Jornal O Popular tem por objetivo

(A) instruir os turistas sobre a destinação adequada do lixo no Rio Araguaia.

(B) divulgar o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã.

(C) opinar criticamente sobre a falta de respeito dos goianos em relação ao Rio Araguaia.

(D) apresentar informação sobre a quantidade de toneladas de lixo deixados na natureza.

 

QUESTÃO 3

 

Qual dos trechos apresenta uma opinião do autor do texto?

(A) “Nesse ano, a prefeitura local recolheu 175 toneladas de lixo deixados na natureza, após os acampamentos”.

(B) “O volume de lixo daria para encher 12 caminhões da Companhia de Urbanização de Goiânia. A média diária ficou em 8 toneladas”.

(C) “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Aruanã chegou a fazer um trabalho de conscientização, visitando acampamentos (...).”

(D) “Contudo, como não é possível designar um fiscal para cada acampamento, é vital que o turista assuma para si essa responsabilidade (...).”

Correção das atividades do dia 06/05


1- Observe:

Ele disse:

 --- Estou triste por sua causa.

                              Ou

  --- Estou triste por sua causa --- disse ele.

 

 Escreva uma segunda possibilidade para o discurso direto.

a) Ela me perguntou: ---Por quê?

--- Por quê? --- ela me perguntou.

b)  Alguém lhe sugeriu: --- Seja honesto com Teresa.

--- Seja honesto com Teresa --- alguém lhe sugeriu.

c)  Ele decidiu: --- Agora, chega.

--- Agora, chega --- ele decidiu.

 

d)   Teresa me perguntou: --- O que foi que você disse?

---O que foi que você disse? --- Tereza me perguntou.

 

2 – Diga se há discurso direto ou indireto no período abaixo.

  “Você tem razão, garota, eu não presto mesmo. Não mereço você”, Falei baixinho.

 Discurso direto.

     

3– Transcreva os discursos diretos em indiretos. Atenção ao tempo verbal e outras mudanças.

a)Perguntei a ela:

 --- Você é irmã de Marina?

Perguntei a ela se era irmã de Marina.

b)   Minha filha argumentou:

--- Já tenho idade suficiente para sair sozinha.

Minha filha argumentou que já tinha idade suficiente para sair sozinha.

c)   O professor sugeriu:

--- Vocês deveriam ler Machado de Assis.

O professor sugeriu que deveríamos ler Machado de Assis.

d)   Benedita me pediu:

--- Traga-me uma vassoura nova.

Benedita me pediu que lhe trouxesse uma vassoura nova.

e)   Elisabete ponderou:

--- É perigoso sairmos sozinhas a esta hora.

Elisabete ponderou que era perigoso saírem sozinhas àquela hora.

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020