6º e 7º ano "A" - Professora: Regilani Alves - Matutino Data: 11 de maio de 2020- Língua Portuguesa

Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
 
Professora: Regilani Alves 
6º e 7º ANO "A" - Matutino
Data: 11 de maio de 2020
Aluno (a):__________________________



Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa

1ª Atividade

DESAFIO DE PORTUGUÊS: QUE GÊNERO SOU EU?


          Hoje nossa atividade vai nos ajudar a
 ampliar ainda mais nosso conhecimento sobre os gêneros textuais e fará com que recordemos de vários deles. Vai ser muito legal!





      Tenho alguns desafios que você deve copiar em seu caderno e depois responder qual gênero é.
      Você pode pesquisar em livros ou sites para responder, o importante é acertar o gênero de cada questão. 
       Boa atividade e divirtam-se!!!!

 Copie os desafios no caderno e responda:

DESAFIO 01
É escrita pela própria pessoa, personagem principal dos fatos que serão relatados, deve ser narrado na primeira pessoa. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________


DESAFIO 02 
Poderá ser enviado a pessoas, empresas e instituições. Apresenta as estruturas básicas: Cabeçalho (local, data e saudação), assunto, despedida e assinatura. Que gênero sou eu?
Resposta: ________________________________


DESAFIO 03
Tem uma mensagem curta que tem como intenção comunicativa enviar um recado. Contém destinatário e remetente. Que gênero sou eu?
Resposta: _________________________________


DESAFIO 04
Relatos pessoais e íntimos do dia a dia. Uma linguagem simples e coloquial. Que gênero sou eu?
Resposta: _________________________________


DESAFIO 05
Apresenta uma pergunta ou questão enigmática normalmente constituída por perguntas desafiadoras que exige resposta ou solução engenhosa. Que gênero sou eu?
Resposta: ________________________________



DESAFIO 06
Estrutura em pequenos quadros narrativos. Aliado ao desenho, está o texto em forma de dialogo. Que gênero sou eu?
Resposta: _________________________________


DESAFIO 07
Define as palavras usadas na língua. Possui uma organização específica: ordem alfabética, verbetes, são apresentados em negrito. Que gênero sou eu?
Resposta: ________________________________


DESAFIO 08
Deve ter informações importantes como: nome e marca, quantidade, tamanho, data de fabricação e validade, etc. Que gênero sou eu?
Resposta:________________________________


DESAFIO 09
Encontradas em jornais e revistas e se apresentam como perguntas e respostas. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________



DESAFIO 10
Serve para ensinar procedimentos, como fazer. Apresenta o nome do prato, ingredientes e modo  de fazer. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________


DESAFIO 11
É o gênero mais antigo e que maior prazer causa as crianças. Apresenta as estruturas: versos e estrofes com ou sem rimas. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________



DESAFIO 12

Leva fatos ao leitor ou telespectador de maneira abrangente. Sua linguagem é clara, objetiva e direta. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________


DESAFIO 13 
É um texto literário, visa relatar fatos do cotidiano de forma criativa para atrair o leitor. Que gênero sou eu?
Resposta: ______________________________


DESAFIO 14 
Transmite de forma clara, ordenada e objetiva as informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e reais. Sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão. Que gênero sou eu?
Resposta: _______________________________


DESAFIO 15
História em quadrinhos curta (até quatro quadrinhos com presença de personagens fixos ou não) e com característica de humor. Que gênero sou eu?
Resposta: ________________________________


DESAFIO 16 
 Tem por objetivo convidar alguém para algum tipo de cerimônia. Que gênero sou eu?
Resposta: ________________________________









                           2ª Atividade


        Você já conhece os benefícios da leitura para o desenvolvimento da nossa aprendizagem.
       A leitura do livro: A borboleta azul, foi muito positiva, tivemos produções maravilhosas.
           Agora, é hora de ler outro livro. Vocês devem ler e fazer o resumo ilustrado no caderno. Lembre-se, o capricho, a organização e responsabilidade com a data de entrega dessa atividade é fundamental. 

       O título do livro que você vai ler agora é: 
       Conto ou não conto? 
     Autor:Abel Sidney, uma história fantástica, cheia de lições para a vida.



 Copie o endereço que está baixo na barra de pesquisa de site, quando você clicar já abrirá o livro.

file:///C:/Users/Yago%20E%20J%C3%A9ssica/Downloads/Conto%20ou%20n%C3%A3o%20conto%20-%20Abel%20Sidney.pdf



Data de entrega da atividade de leitura do livro: 22/05/2020



    Leitura, porta aberta para o saber.

Um grande abraço!
Professora Regilani


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Professora: Orlandina - 6º ANO B e C - Vespertino - Data: 18/05/20

CORRECAO LINGUA PORTUGUESA- Maria Cristina 11 de maio 8 C

Professora: Regilani Alves - 7º ANO "A" – Matutino - Data: 18/06/2020