Língua Portuguesa - 7º ANO "A" - matutino - Professora Regilani - 29/04/20
Escola Estadual Professor Marcilon Dorneles
Regime Especial de Aulas Não-Presenciais - Língua Portuguesa
Professora: Regilani Alves
7º ano "A"- Matutino Data:29/04/20
Nome do (a) aluno (a):_____________________________
Objeto de Conhecimento: Notícia
Na atividade de hoje, faremos a interpretação de texto do gênero notícia, intitulada”Conheça uma espécie de libélula ameaçada”. Vamos lá?
7º ano "A"- Matutino Data:29/04/20
Nome do (a) aluno (a):_____________________________
Objeto de Conhecimento: Notícia
Na atividade de hoje, faremos a interpretação de texto do gênero notícia, intitulada”Conheça uma espécie de libélula ameaçada”. Vamos lá?
Leia
esta notícia:
Conheça
uma espécie de libélula ameaçada
Elas voam depressa e de um jeito que
sempre chama atenção. Para quem gosta de observá-las, sentar à beira de um
laguinho ou de um riacho e fixar os olhos no espelho d’água é uma dica e tanto:
pode apostar que as libélulas virão!
As libélulas apresentam cores e
tamanhos variados, têm o hábito de fazer voos rasantes sobre a água. Será
que fazem isso para se refrescar? Que nada! Esse é um costume das fêmeas, que
batem com o final do corpo - o abdome - na água.
Pois bem, as larvas das libélulas são
exclusivamente aquáticas, então, quando a fêmea encosta o abdome na água, ela
está liberando seus ovos, que depois de algum tempo vão eclodir, liberando as
larvas.
Alguns grupos de libélulas colocam os
ovos em locais diferenciados, como a Leptagrion
acutum, cujas larvas se desenvolvem na água acumulada em bromélias da Mata
Atlântica. Essa espécie tem um abdome considerado longo, de aproximadamente 4,5
centímetros.
Há muito tempo a Leptagrion acutum não era encontrada. Imagine você que, por 40
anos, não houve registro de sua observação por um pesquisador.
Mas, em 2005, ela foi reencontrada na
Reserva Biológica de Córrego Grande, no Norte do Espírito Santo, onde os
pesquisadores observaram apenas dois machos e 16 fêmeas. Essa reserva fica em
Conceição da Barra, mesma cidade da primeira observação.
Disponível em:
<http://www.otempo.com.br>
Copie as questões e responda.
1. Releia:
“Conheça uma espécie de
libélula ameaçada”
Agora, identifique a ideia expressa pela palavra destacada, bem como o
objetivo da notícia:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Leia o que
se afirma sobre a libélula:
I. As larvas,
oriundas dos ovos das libélulas, são predominantemente aquáticas.
II. Leptagrion acutum é o nome científico
para alguns grupos específicos de libélulas.
III. A
presença da Leptagrion acutum, no
Norte do Espírito Santo, é um sinal de que a espécie não se encontra mais tão ameaçada
de extinção.
Está correto apenas o que se afirma
em:
a) I
b) II
c) I e II
d) II e III
3. Identifique o trecho que
evidencia a fala direta do autor com o (a) leitor (a):
a) “Elas voam
depressa e de um jeito que sempre chama atenção.”.
b) “As
libélulas apresentam cores e tamanhos variados [...]”.
c) “Imagine
você que, por 40 anos, não houve registro de sua observação por um
pesquisador.”.
d) “Essa espécie tem um abdome considerado longo, de aproximadamente 4,5
centímetros.”.
4. Observe esta passagem do
texto:
“As libélulas apresentam cores e
tamanhos variados, têm o hábito de fazer voos rasantes sobre a
água.”
a)
Identifique a quem se refere o verbo destacado.
______________________________________________________
5. Analise a
palavra-chave do texto, isto é, a palavra principal, “libélula”. Em seguida,
assinale a alternativa que contém palavras que são acentuadas pela mesma razão
que ela:
a) água e hábito.
b) Atlântica e fêmea.
c) bromélias e Espírito.
d) aquáticas e Córrego.
Um grande abraço!!!
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