Correção das Atividades do Regime Especial de aulas Não
Presenciais 8 º “A”, “B” e “C”
Trindade, 16 de abril de 2020
Professora Adeliene A. Silva
Atividades do dia 01/04
01) O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter
informativo?
Cordel é um gênero literário popular
escrito em forma rimada, originados de relatos orais.
Podemos dizer que tem caráter
informativo porque ele se dá a partir de relatos, nesse caso relatando e
informando sobre um acontecimento do momento.
02) Copie do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio:
Ave Maria, minha gente, acompanhando
o raciocínio, podemos dizer que o vocatico é um chamamento, sendo assim ele
chama pelas pessoas para que fiquem atentas ao problema da corona vírus.
03) De onde veio o Coronavírus?
Veio das bandas da China
04) Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela
expressa:
Vamos s'imbora cuidar! Expressa uma
animação.
05) Localize no cordel uma comparação, explicando-a:
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.
Como gripe e resfriado,
• O
autor compara a corona vírus a uma gripe e resfriado.
06) Quais são os sintomas do Coronavírus?
O cabra tem logo febre
Sem conseguir controlar
Tosse feito um condenado
Difícil até respirar!
07) Como tal doença é transmitida?
Essa doença danada
Se transmite pelo ar.
Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.
08) Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas?
Cobrindo a boca e o nariz
Na hora em que for tossir
E objetos pessoais
Não podemos dividir.
Evitar lugar lotado
Com muita aglomeração
Limpar bem os ambientes
E lavar sempre a nossa mão
Esfregar bem direitinho
Usando água e sabão.
Use máscara, álcool em gel
E esse hábito não mude
09) Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê?
Se estiver muito doente
Vá ao Posto de Saúde
10) Copie do cordel exemplos de oralidade:
Vamos s'imbora cuidar!
Agora é só me seguir:
Precisamos prevenir (Há outros
também)
11) Que mensagem o cordel transmite?
O cordel nos transmite a mensagem de
que ao corona vírus é uma doença séria e que devemos nos cuidar.
12) Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim?
Delimite-os:
Começo: na 1ª estrofe onde o autor
fala sobre a origem da doença
Meio: 2ª e 3ª estrofe, quando o
autor fala sobre os sintomas da doença
Fim: 4ª, 5ª e 6ª estrofe, quando o
autor ressalta os possíveis cuidados que devemos ter.
13) Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em
cada uma delas?
Contém 8 estrofes, com 6 versos em
cada
14) De que par de rima você mais gostou? Justifique sua
resposta:
Resposta Pessoal
Atividades do dia 02/04
1) Benjamin de Oliveira
2) A
3) B
4) A
5) C
6) C
7) C
8) A
Atividades do dia 06/04
Questão
1. Alternativa b
Questã0
2. Um menino de nome Vilares e dois companheiros seus; o velho Lobato, que era
o diretor da escola; o vigilante; os alunos do curso primário; o narrador da
história.
Questão
3. Alternativa b.
Questão
4. O menino Vilares.
Questão
5. “Menino forte, cara bexigosa, com um modo especial de carregar e de franzir
as sobrancelhas autoritariamente.”
Questão
6. Briguento, metido, sabichão,
insuportável, autoritário, implicante, antipático, desagradável, egoísta.
Questão
7. Alternativas a, c, d
Questão
8. Resposta individual, porém deverá ter conexão com o assunto do texto.
Questão
9. Alternativas a, d.
Atividades do dia 13/04
1) C
2) C
3) A
4) A velha conseguir enganar
os guardas
5) Resposta Pessoal
6) A
7) Fronteira: limite que
demarca um país e o separa de outro(s)
Alfandega: repartição
pública, ger. localizada nas fronteiras de região, país etc., onde se
inspecionam bagagens e mercadorias em trânsito e onde se efetua a cobrança das
taxas correspondentes de entrada e saída;
8) Resposta pessoal
Atividades do dia 15/04
TEXTO:
“A BOLA”
ATIVIDADES
01. Qual o tema dessa crônica?
As
crianças já nem ligam para as brincadeiras do passado, elas estão mais
interessadas nas inovações tecnológicas
02. Quem são os personagens?
O
pai e o garoto
03. Qual a reação do garoto ao ganhar o
presente?
Indiferente,
ele disse legal, só para não magoar o pai
04. Como você imagina que o pai se sentiu ao
ver a reação do filho?
Resposta
pessoal
05. Em sua opinião, como o pai esperava que o
filho reagisse?
Resposta
pessoal
06. Escreva duas características do filho.
Tinha
coordenação e raciocínio rápido
07. Você consegue destacar uma característica
da crônica neste texto? Qual?
Ele
escreve sobre um fato cotidiano (de um pai que dá um presente ao filho), mas
faz uma reflexão sobre a situação, expondo o seu ponto de vista e fazendo com
que o leitor também reflita sobre o texto.
Comentários
Postar um comentário